sábado, 20 de fevereiro de 2021

Mariposa Heteropygas no Ceará

Salve, salve! Rapaz, estou com uma grande dificuldade de achar imagens dessa belezinha na Internet. Creio ser alguma Mocis. Brasil (para estrangeiros que leiam o Insetologia, atual ou eventualmente), Ceará, Fortaleza. 9 de Abril, 2018 às 23h 15m 19s. Décimo sexto andar de um prédio, na varanda; infelizmente atraída por luzes artificiais.

Reduzi qualitativamente a imagem - espero que não comprometa. Esses padrões alares não batem com nada do que estou pesquisando... Mas temos no Insetologia a esperança de que, mesmo não identificado, nada impeça de alguém desvendar o mistério. Ademais, mantenho o apelo para empresas patrocinarem filantropicamente o Insetologia; esse site é uma contribuição monumental cibernética e histórica que ajuda MUITO. No futuro, quando eu possuir condições financeiras estáveis, com certeza tentarei financiar filantropicamente boa, ou total parte dos custos, sem nenhum interesse por trás (exceto o de ver as coisas progredirem nesse mundo; ao menos nessa área tão importante). Valeeeeu!!!

Edit: Parece uma Mocis, mas não afirmo ser e tampouco tenho embasamento para confirmar o gênero. Entretanto, isso não tira o fato de que, mesmo em erros, seja uma boa pista! 😁😁😁

Saudades de você, César, espero que mantenha esse trabalho espetacular por muitos anos (vida toda é pedir demais?). Você não deve ter ideia da dimensão do poder e potencial desse site, e do quanto ele ajuda!!! Quem está por fora possui isso nítido em mente; mesmo quem quer derrubar, se é que existe, sabe muito bem que está errado.
Oscar.
Só o tempo poderá dizer, Oscar. Por toda a vida é bem possível, principalmente considerando uma vida breve.

Eu encontrei uma que combina muito bem, com diferenças sutis, de Alagoas, identificada como Heteropygas oppilata (Erebidae: Calpinae), vejo a espécie ser citada em algumas fontes, mas não vejo qualquer referência sobre ser encontrada no Brasil, mas de fato lembra pelo menos alguns indivíduos de outra espécie do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário