segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Amblipígio no Rio de Janeiro

Olá Cesar! Me chamo Thiago Peixoto e sou do RJ. Estava trabalhando em uma obra no bairro Santa Teresa, cavando uma vala para passar um tubo de esgoto, quando do meio do barro surgiu uma pequena aranha de coloração avermelhada e com as patas dianteiras bem longas. Não era aquele barro vermelho, socado, era um barro mais claro e solto e misturado com muitas pedras. O local da obra é bem antigo, um castelinho que foi fundado por volta de 1860. No reflexo a matei, mas tirei algumas fotos e gostaria que me ajudasse na identificação, se possível. Eu quis tirar fotos macro e nem lembrei de tirar uma foto melhor que mostrasse o corpo todo, pois não conhecia seu site. O que me deixou muito intrigado foi que, pelas fotos que fiz, não consegui identificar os olhos.

Muito obrigado pela atenção e parabéns pelo site!!!

(...)

César, achei algo.

Vi a primeira foto dessa matéria e pensei: É ELA!

Aí fiiquei pensando se seria mesmo uma aranha-chicote (Amblypygi), mas pesquisando achei esse link, veja você, DO SEU SITE, que me deu a certeza:

Mesmo assim, o que vale é a palavra do especialista, então, fico no aguardo da confirmação. Obrigado!
Thiago Peixoto (Shadow Face BR).
É Arachnida, mas não uma aranha, a ordem aqui é Amblypygi. Imagino que seja Charinus (Charinidae), alguns não têm olhos mesmo, o que deve ser mais comum em cavernas (um dos nomes comuns deste bicho é aranha-das-cavernas).  Não me parece algo legal este "reflexo de matar", este é um bicho inofensivo, benéfico, raramente visto, especialmente em grandes cidades.

Obrigado, Thiago.

ps.: Primeiro escrevi o texto acima, depois cheguei ao seu complemento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário