segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Pupas e Imago de Mosca Varejeira em Minas Gerais

Boa Tarde! Encontrei isso na area externa da minha casa, um corredor coberto com toldo transparente. Gostaria de saber se podem me ajudar a identificar. Parece ovo de algum bixo. Tenho crianças pequenas e preciso saber se tenho que preocupar. Sou de MG/BH. Obrigada!
(...)
Boa tarde Cesar tudo bem? Acho que achei o adulto. Hoje de amanhã encontrei mais algumas dessas pupas perto daquele buraco. E reparei que tem varias dessas moscas pousadas pelas paredes do corredor. Algumas parecem normais mas outras parecem que não tem mais reflexo e não voam quando agente tenta espantar, parecem estar quase mortas. Achei 2 mortas tambem no chao do corredor. Porque sera que estao assim? E porque tantas?
Andréia Mendes.
A mosca parece ser Sarcophagidae, para a discussão vou usar trechos de BugGuide:
Embora algumas espécies sejam distintas, as Sarcophagidae do Novo Mundo devem ser consideradas impossíveis de se identificar. [comentário de John F. Carr]
(...)
Larvas: muitas espécies são necrófagas, mas algumas se alimentam de tecidos de mamíferos ou parasitam outros artrópodes (abelhas, cigarras, cupins, gafanhotos, milípedes), minhocas ou caracóis. Os adultos se alimentam de vários materiais que contêm açúcar, como néctar, seiva, sucos de frutas e melada.

O que quer que elas tenham se alimentado, ainda parece ter sido neste buraco. Se era um cadáver, a única coisa que consigo pensar aí é uma lagartixa (seria pouca carne pra elas?), mas como diz o texto, esta não é a única possibilidade nesta família e é complicado identificá-la além da família pra ter melhor noção da biologia da espécie. Estas moscas podem ou não ser ovovivíparas/larvíparas.

Também não entendo por que já estariam morrendo, mas em geral elas não me parecem tão assustadas quanto moscas domésticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário