quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Mariposas-Fantasma em Minas Gerais

Olá César! Desta vez trago duas mariposas-fantasmas. Tem uma branca de 26/09/20 (tinha uns 4 cm) e outra escura de 23/10/20 (acredito que do mesmo tamanho, essa achei semelhante esta aqui). O que você acha? Desde já agradeço!
Jefferson Coelho de São Pedro do Suaçuí, Minas Gerais.
Hepialidae produz muitos gêneros monotípicos, ou pelo menos com apenas uma ou duas espécies conhecidas no Brasil. Além disso, são mariposas sem muita coloração e padrões marcantes, achar uma semelhante parece não significar muito.

Eu procurei bastante e não encontrei algo que me convencesse. Mas devo dizer que fiquei feliz com a pesquisa, por que o dr. Mielke me informou que uma espécie que eu fotografei em mãos em 2016 era uma espécie nova, não publicada e eu nunca fiquei sabendo seu nome. Acho que encontrei a publicação.

Atualização Mar/2022 - Jefferson: Oi Cesar! Estava pesquisando mais sobre as duas, e pensei que a segunda poderia ser Philoenia brasiliensis. Então entrei em contato com Dr. Carlos Mielke ele disse o seguinte:

Primeira: "Branca – Esta espécie não tem nome, já a conheço. A princípio nem gênero tem, pois suas espécies mais próximas estariam no Andes. Acho pouco provável."

Segunda: Philoenia brasiliensis Viette, 1952 – descrita de Petrópolis. A confirmação somente se dá pela genitália ou DNA. Será que é a mesma coisa? Neste gênero são 8 espécies praticamente iguais que ocorrem desde a Colômbia, Peru, Amazônia e chega até São Paulo."
(...)
Sim, são referentes a essas duas da postagem. Interessante que ele disse que pode ser que a fauna Hepialidae do Brasil seja por volta de 120-150 espécies. Ainda há muito a descobrir e descrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário