domingo, 29 de novembro de 2020

Besouro Estafilinídeo em Minas Gerais

Boa noite, Cesar!

Tudo bem? espero que tenha resolvido seus problemas tecnologicos por aí.
Quando este aqui apareceu achei que era uma vespa, mas acho que é besouro, certo? O interessante foi o movimento de recolher as asas, é um movimento rápido e elas vão prum lugar tres vezes menor que seu tamanho!
Itamonte, Minas
Obrigado

P.S.: Cara, tava fechando outras páginas do Insetologia enquanto baixava a foto e encontrei a identificação dele! besouro Estafilinídeo, certo? Mesmo assim fica curiosidade, como ele guarda essas asas?
obrigado mais uma vez!
Biry Sarkis.
Anteontem eu achei que tinha perdido tudo de novo e quase joguei tudo pro alto. Foi como por milagre que tudo voltou. Resolver não está resolvido, a perda pra mim foi grande e o trabalho pra reorganizar o que foi recuperado ainda parece infinito. Mas está dando pra continuar.

Correto, Staphylinidae, eu só ainda tenho bastante dificuldade em separar certas espécies de Belonuchus (Staphylininae: Staphylinini: Philonthina), de algumas de Xanthopygus (Xanthopygina) e outros gêneros que apresentam os últimos segmentos abdominais que parecem estar "em brasa". Eu acredito que seja uma Xanthopygus sp.

Quanto às asas, é muito interessante o modo que besouros dobram as asas e eu realmente encorajaria a, um dia que encontrar um besouro morto, tentar levantar um élitro e puxar uma asa, não importa o quão grande sejam os élitros, você vai se impressionar com o comprimento que as asas chegam. As asas ficam muito bem dobradas em uma espécie de "origami", no caso dos estafilinídeos eles ainda podem usar o abdome para ajudar neste processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário