sábado, 17 de outubro de 2020

Caranguejeira de Alçapão em Minas Gerais

Olá! Encontrei essa aranha durante uma chuva forte em Belo Horizonte MG. Fiz uma casinha pra ela (e parece que ela gostou bastante) e ela já tem até um nome (Dorotéia). Só que ainda não consegui identificar a espécie dela para conseguir dar o melhor cuidado para ela. Me ajudem a descobrir o que é a Dorotéia?
MURÇA, Anna.
Anna, esta não é a primeira aranha chamada Dorotéia que conhecemos mas, talvez ele se sinta melhor se chamado de Doroteu, ou quem sabe por um nome mais comum, como Dorival, por que este Actinopus sp. (Actinopodidae) é macho, ou pelo menos assim disse a parteira.

Eu não sei como preparar um ambiente ideal pra eles. A biologia que conheço destas aranhas é o que consta em  Miglio, Lucas & Bonaldo (2012): "Enquanto os machos apresentam hábitos errantes, comumente coletados com armadilhas pitfall, as fêmeas cavam tocas de alçapão para emboscar suas presas e raramente as abandonam." É possível que ele caia no critério de Platnick & Shadab (1976) que diz: "Como ocorre em muitas outras aranhas, o macho provavelmente não busca presa ou alimento após a maturação, mas abandona a toca e sai à procura de uma fêmea até encontrar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário