quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Mariposa Colla no Paraná

Olá, encontrei esta borboleta ou mariposa na minha casa, parada na luz, em Marialva-Paraná. Nunca tinha visto antes e achei muito bonita, por isso gostaria de saber mais sobre e de qual espécie se trata.

Obs: não sei se é possível ver nas imagens, mas ela é toda peludinha, inclusive das asas, patas e antenas, mas a parte marrom já não é muito. Achei estranho as asas dela estarem dobradas.
Camilla Pucci.
A curiosa mariposa é uma Colla sp. (Apatelodidae: Epiinae), provavelmente C. rhodope. Não tenho muita informação sobre elas, o melhor que temos está em Learn About Butterflies, que diz:
Colla rhodope é a espécie mais comum e bem distribuída (do gênero), sendo encontrada do México ao Brasil, Peru e Bolívia. Esta espécie é encontrada em florestas tropicais em elevações entre cerca de 100-1200m. As mariposas adotam uma postura de repouso característica, com as asas posteriores enroladas para cima em forma de tubo e o abdômen curvado para o lado. Assim como os membros da família Apatelodidae, muitas vezes repousam de cabeça para baixo, com a cabeça e margem costal das asas anteriores em contato com o substrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário