domingo, 27 de setembro de 2020

Borboletas Chamaelimnas em Minas Gerais

Olá César! Dessa vez trago borboletas Chamaelimnas. Sempre vejo esses dois padrões, um com barras mais grossas e nítidas e outro com barras mais finas e mal delineadas. Ambos os padrões foram vistos em março e abril, muitas vezes no mesmo dia. Não sei se é caso de dismorfismo sexual ou se são espécies diferentes. O que você acha? Desde já agradeço!
Jefferson Coelho de São Pedro do Suaçuí, Minas Gerais.
Me parece que elas só podem ser Chamaelimnas briola doryphora (Riodinidae: Riodininae: Riodinini). Não encontrei qualquer informação sobre haver dimorfismo sexual, mas encontrei em Learn About Buttrerflies que:
Chamaelimnas briola possui quatro subespécies - briola, doryphora, meridionalis e urbana. Cada uma dessas subespécies está sujeita a uma ampla faixa de variação nos padrões, por exemplo a mancha amarela da asa posterior às vezes é dividida em duas metades ou pode estar totalmente ausente; e as asas anteriores podem ou não ter uma mancha amarela ou faixa dentro da célula discal. 

Exemplos de variações de C. b. briola podem ser vistos em Sangay.eu (clicar em "individual variations"). E por lá, se há dimorfismo sexual, eu suspeitaria que os machos tendem a ter manchas mais alaranjadas que as fêmeas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário