sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Besouro Astylus no Rio Grande do Sul

Olá, encontrei muitos desses besouros nas flores das oliveiras, Encruzilhada do Sul, RS. Não sei se são maléficos ou benéficos ao olival. Alguém sabe qual inseto eh?
Paula Becker.
Paula, eu ia te dizer que me parece ser uma espécie próxima a Astylus quadrilineatus (Dasytidae/Melyridae: Melyrinae: Astylini), mas eu acho que pode ser a exata espécie, pois encontrei em Ricalde et al. (2015):
Astylus quadrilineatus (Germar, 1825) da família Melyridae foi amostrado apenas no município de Cachoeira do Sul, como dominante, muito abundante, muito frequente e acidental, coletado em grandes quantidades apenas na época de floração das oliveiras. (...) A. quadrilineatus foi observado polinizando Cypella herbertii Landl e Alophia lahue (Molina) (Asparagales: Iridaceae). Esta é a primeira ocorrência de A. quadrilineatus (...) em oliveiras como potencial polinizador.

Vale observar que uma espécie mais conhecida do gênero é conhecida como praga agrícola em potencial pois suas larvas, que vivem no solo, se alimentam de sementes; se abundantes, podem prejudicar plantios, principalmente de milho e sorgo. A biologia das larvas deste não deve ser muito diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário