sábado, 15 de agosto de 2020

Ninho de Marimbondos Protopolybia na Bahia

Olá, gostaria de saber qual é a especie desta vespa, se é perigosa e alimentação dela (comem frutas ou insetos?). Foto retirada no pé de caju, em Coração de Maria-BA
Eduardo costa.
O ninho está com uma arquitetura esquisita pra mim, imagino que seja uma Protopolybia sp. (Vespidae: Polistinae: Epiponini). Normalmente elas são pacíficas, mas como toda vespa social, elas sabem se defender, nós temos um registro de ataque. Acredito que elas se alimentem de néctar e capturem insetos, provavelmente lagartas, para suas larvas.

Bruno C. Barbosa: Oi gente,

são Protopolybia mesmo, o registro mostra inicio de fundação de um novo ninho.

As vespas sociais (Polistinae) popularmente chamadas de marimbondos ou cabas, são comumente mais vista nas suas caixas (ninhos) como na foto.

São animais predadores de insetos, apesar de serem generalistas podem ter sua dieta composta de sua maioria de lagartas de borboletas e mariposas em áreas ruais e de mosquitos em áreas urbanas. Pode tb ser observadas se alimento de frutos abertos/caídos ou visitando flores.

Mas de forma alguma são pragas, pois desempenham papel de controles de outros insetos, ajudando a diminuir as populações de pragas como mosquitos da dengue. Além de ajudarem na polinização.

É muito difícil dizer se são perigosas ou não, pois cada especies tem seu perfil de agressividade. Mas falando sobre a especie do registro, podemos dizer que sao bem tranquilas, caso não as perturbem agressivamente com pedras e as cutuque com galhos.

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário