segunda-feira, 27 de julho de 2020

Vespas Betilídeas em Portugal

Boa tarde Comunidade Insetologia!!!

Sou de Portugal, mais propriamente de Espinho, uma zona mesmo junto ao mar no norte do país, e nos últimos tempos, eu e minha familia temos sido atormentados por uma praga de uns bichinhos, rastejantes, escuros e muito pequenos, que maioritariamente anda a rastejar pelos tetos e paredes da casa.

O problema agrava-se quando eles caem, e se encontrarem alguém perto de onde cairam ou cairem em cima de uma pessoa, pica com a miniscula cauda. A mim, a reação à picada é muito branda, sentido mesmo só a picada (que se sente muito bem mesmo, tipo um mini espeto / agulha na pele), mas a minha esposa e meu filho ficam com uma reacao na pele bastante mais forte, ficando com uma pequena bolha, pele impolada e ate mesmo um pequena ferida se coçada.

Já tentei ler e pesquisar em um diversidade de sitios sobre este insecto, mas ainda nao consegui identificar em concreto a sua especie. Gostaria e agradecia imenso a vossa ajuda na identificação deste insecto que nos atormenta, « e se possivel, uma forma de o eliminar / prevenir a sua propagação.

A casa em questão tem alguns problemas de humidade, sendo uma das causas a sua proximidade ao mar, e sendo também uma casa com uma base de contrução antiga (madeira predominantemente, traves, soalhos, janelas, etc...)

Desde já agradeço a vossa ajuda!
undertuga.
Undertuga, este bichinho é uma vespinha áptera da família Bethylidae, provavelmente Sclerodermus domesticus (= Scleroderma domestica, Scleroderma domesticum; Bethylidae: Epyrinae: Sclerodermini).

Infelizmente, nenhuma das pessoas que relataram este problema, retornaram para dizer se ele foi resolvido. Toda a informação que tenho é que elas são parasitoides de insectos que infestam e danificam a madeira, como pequenos escaravelhos ou térmitas (a depender da fonte). Ou seja, apesar das picadas, se considerarmos a sua biologia, elas estão a a ajudar, além de estarem a alertar sobre um problema maior; é preciso combater os hospedeiros da vespa, tratar a madeira da casa de alguma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário