sábado, 18 de julho de 2020

Mariposa Geometrídea em Minas Gerais

Olá novamente César! Dia 04/07/2020 fotografei essa mariposa. Ela lembra um pouco o gênero Thysanopyga, mas acho que ela combina melhor com o gênero Perissopteryx. O que você acha? Desde já agradeço.
Jefferson Coelho, São Pedro do Suaçuí, Minas Gerais.
Eu encontrei como separar esses dois gêneros em Krüger & Scoble (1992), que na pág. 132 mostra em imagem o que é dito na pág. 79, onde no primeiro par de asas, a veia Sc é livre em Thysanopyga, mas fundida com R1 em Perissopteryx. Infelizmente, não é possível averiguar isso na imagem, mesmo com o bicho em mãos é mais fácil ver esta característica limpando as escamas das asas.

O CTFB registra nove espécies da primeira e apenas duas da segunda no Brasil. Em Perissopteryx, pela chave e descrições eu descarto totalmente P. submarginatella, ficando apenas com P. divisaria, esta nós temos imagens em BoldSystems como Thysanopyga divisaria (os autores dizem que é combinação nova). Não tenho objeção quanto a esta espécie, mas ainda precisaria descartar com segurança todas as Thysanopyga (Geometridae: Ennominae: Caberini).

Nenhum comentário:

Postar um comentário