domingo, 7 de junho de 2020

Ciclo de Mariposa Poecilosoma no Rio de Janeiro

Boa tarde, tudo bem contigo? Então, eu moro no Rio de Janeiro - RJ e descobri que meu quintal é abrigo para várias pupas, lagartas e adultos da Poecilosoma Eone, já fiz vários registros inclusive do empupamento e do nascimento da mariposa já adulta, assim como do acasalamento entre elas. Tenho uma dúvida que não consegui encontrar em nenhum lugar. A P. Eone, quando ainda em forma larval, se alimenta de qual planta? Não consegui encontrar marcas de mordidas em nenhuma das minhas plantas, gostaria de aumentar o volume dessa planta para que mais delas pudessem se desenvolver por aqui. Obrigado
(...)
Boa noite, Cesar. Sou o Iago, do Rio de Janeiro-RJ. Conforme informado por e-mail, estou encaminhando as imagens da possível poecilosoma eone. Não estou conseguindo upar os vídeos dela saindo do casulo e desenrolando as asas, mas seguem as fotos. Obrigado! :)
Iago Caniato.
Confirmo que seja de fato Poecilosoma, não Cosmosoma como eu já havia confundido tantas vezes. Quanto à espécie, BolDsystems dá a entender que há Poecilosoma spp. próximas que podem ser confundidas e eu sei que nós temos no Brasil espécies do gênero sem imagens disponíveis. Mas a princípio, temos a espécie correta, Poecilosoma eone (Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Euchromiina).

Quanto à planta hospedeira, tudo o que temos é que outra espécie do gênero se alimenta de Caraipa, talvez ela aceite também mas, principalmente, o Marcelo obteve um ciclo anteriormente e ela foi encontrada em uma trepadeira, talvez ele possa precisar mais.

Marcelo Brito: Olá Iago. Essa mariposa é linda mesmo e dá vontade de criar mais delas sempre! Olha, no ciclo que obtive, a lagarta se alimentava de uma trepadeira que tenho certeza do gênero Cissus sp. Estou entre a Uva do Mato (Cissus verticillata) e Cissus erosa. Pesquise imagens das 2 no google e veja se encontra alguma semelhante em seu quintal, provavelmente é dessa planta que elas se alimentam. E se houver qualquer outra trepadeira do mato, verifique também! Espero tê-lo ajudado. Abraços, Marcelo Brito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário