sexta-feira, 19 de junho de 2020

Carrapetas Brancas em Santa Catarina

Olá pessoal, estou com uma árvore em minha casa cheia de ovos, sempre nesta época do ano inicio do mês de abril até agosto, ela enche de ovos, e não sei o que podem ser. A estrutura é rígida, e fica colada em na folha, é fácil de ser removida, hoje tive a curiosidade de colocar em um microscópio que tenho, e notei que há vários insetos marrons pequenos, e junto com os insetos tem uma larva que ocupa quase todo espaço do ovo. Local São José, Santa Catarina
Richard Lins.
Richard, que eu possa reconhecer, não há ovos nas imagens. A palmeira está infestada por alguma cochonilha semelhante a Ceroplastes (Coccoidea: Coccidae), chamadas por nomes como cochonilhas-cerosas ou carrapetas-brancas; Howard et al. (2001) tem uma lista de cochonilhas coccídeas que se hospedam em palmeiras em todo o mundo. Você pode ver aqui a aparência dos ovos e aqui a aparência das ninfas, que são os estádios imaturos.

Neste grupo, as jovens andam, a fêmea adulta é sedentária, possuei pernas atrofiadas (em diferentes graus, de acordo com a espécie 1, 2) de forma a ter mais aparência larval do que as jovens e é protegida por uma cobertura de cera. Geralmente elas são partenogênicas, reproduzem se macho; é comum serem conhecidos machos de uma espécie em uma região, mas não em outra.

Isto me parece explicar todas as imagens menos a segunda, pois não me parece uma fêmea adulta. Acredito que ela tenha sido parasitada, provavelmente por uma vespa (1, 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário