terça-feira, 12 de maio de 2020

Mortalidade de Marimbondos Polistes em São Paulo

Olá amigos!
Nos ultimos meses alguns individuos dessa vespa tem aparecido em casa... ficam parados no teto dia e noite, mesmo com as janelas abertas por dias...até que aparecem mortos. Depois vem outros e assim segue...
Peço ajuda na identificação e compreensao desse comportamento!
Aguas da Prata/SP
Obrigado!
Aguará Guazú.
Bruno C. Barbosa: Oi tudo bem?

Difícil saber exatamente o que se trata, mas algumas informações pode ajudar, vc tem reparado a aplicação de fumace na região da sua casa?

A substância utilizada é o Malathion, um inseticida usado pra controle do mosquito da dengue, entretanto algumas pesquisas que estamos realizando no nosso laboratório, tem mostrado o inseticida não é mais tão eficiente para o mosquito porém falta para outros grupos de insetos.
Podendo trazer a morte em minutos como registramos para abelhas e algumas vespas ou problemas neurológicos ao ponto de ficarem da forma que vc descreveu, bobonas e estáticas vindo a morte em alguns dias.

O animal na foto se trata acredito eu de uma Polistes lanio (Vespidae: Polistinae: Polistini).

Tomara que tenha ajudado

Abraço


Aguará: Bruno, como vai?

Fumacê não, somente uma lavagem com algum tipo de desinfetante das ruas e calçadas por conta do Covid-19, com caminhão pipa! Os profissionais de jardinagem da vizinhança sim, jogam muito herbicida e outras coisas nos quintais...

De fato, depois das operações de fumacê ano passado, a quantidade e diversidade de insetos aqui na chácara diminuiu bem! Interessante que ao retirá-los(marimbondos), se não fechar as janelas em poucos minutos voltam...Estive hoje em outra casa(desocupada) a cerca de 1 km daqui e encontrei um tanto morto dentro do banheiro, acredito que a mesma espécie!

Busquei uma compreensão pois, tempos atrás relatei no grupo de Borboletas e Mariposas Neotropicais, que os adultos de Brassolis sp. estavam com um comportamento estranho este ano...parecido com o problema neurológico relatado acima...no momento de esticar e secar as asas, o processo não avançava e ficavam quase imóveis na parede por uns dias até morrerem!

Chamou atenção pois convivemos com elas há muitos anos e este foi atípico!

Agradeço a identificação e informações!

Um abraço!

Atualização Jul./2.011 - Aguará: César, como vai?

Retomando o post acima, partilho uma nova informação sobre a ação da prefeitura...

Será que existe uma relação?
(...) O trabalho de combate á escorpiões em Águas da Prata, que foi intensificado a partir do fim de 2019, vem surtindo efeito. O produto utilizado é o Bendiocarbe, recomendado pelo Ministério da Saúde. A ação tem efeito duplo, uma vez que o produto mata as baratas (outra praga urbana) que é o principal alimento do escorpião. Além disso, o inseticida é indicado para o combate, carrapatos, mosquitos (inclusive o Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya, da zika e da febre amarela urbana) e outras pragas. (...)  Prefeitura Municipal de Águas da Prata9 de julho às 14:17.

Cesar: Bem provável que sim... Vejo que esse Bendiocarbe é carbamato e ele age no sistema neurológico, como você já tinha relatado no caso das borboletas:
A enzima acetilcolinesterase interrompe a transmissão dos impulsos nervosos por meio da hidrólise da acetilcolina em colina e acetato (Guiloski et al., 2010). Os inseticidas das classes dos organofosforados e carbamatos são inibidores da acetilcolinesterase, ocasionando acúmulo de acetilcolina nas sinapses nervosas, sendo o sistema nervoso superestimulado, ocorrendo impulsos contínuos e descontrolados, levando a hiperexcitação do sistema nervoso central e morte do animal.
(...)
Os sintomas da intoxicação por neonicotinóides são semelhantes aos causados por carbamatos e organofosforados, incluindo tremores, colapso do sistema nervoso e morte. Bovi, 2013.
O carbamato carbaril apresentou toxicidade semelhante ao predador B. lecheguana e à sua presa A. monuste orseis (ISD90 = 1,02), e a mortalidade estimada deste Vespidae pela CL90 deste inseticida a A. monuste orseis foi 89,44%. Crespo et al., 2002

O primeiro está falando de abelhas, que têm proximidade com as vespas e o segundo está falando de marimbondos Polistinae.

Complicada essa situação. Recentemente lá em Portugal, iam reabrir uma praia com o relaxamento da quarentena. Com a ideia de que os muitos insetos que infestaram a praia faria mal às crianças, encheram a praia de veneno. Fizeram um desastre

Nenhum comentário:

Postar um comentário