quinta-feira, 2 de abril de 2020

Mariposas Dysschema em Minas Gerais

Olá César, tudo bem de novo? kkkk Achei essa mariposa em um local sombreado embaixo de um pé de urucum (18/03/2020). Acredito que seja Dysschema irene (essa foto mais comprida foi de outro indivíduo que consegui pegar com as asas abertas alguns dias antes, 24/02/2020). 

Contudo, perto dessa tinha outra só que com uma marca em forma de "H".Não sei se seria outra espécie de Dysschema ou seria um dismorfismo sexual.

Aproveito pra deixar imagens de algumas lagartas que também acredito serem de Dysschema, estavam em um pé de assa-peixe (Vernonia, Asteraceae) e estavam poucos metros do local alguns dias depois (26/03/2020).

O que você acha? Desde já agradeço.
Jefferson Coelho, de São Pedro do Suaçuí, Minas Gerais.
Concordo com D. irene (Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Pericopina) para a primeira, a outra deve ser algo diferente. Me parece combinar (com exceção das pintinhas) com o macho de D. hypoxantha de Savela, o mapa mostra claramente o sudeste do Brasil. Esta espécie não consta no CTFB, mas Savela aponta como sinônimo D. eurocilia, que é segundo o CTFB um nome mais antigo, esta espécie já parece variar consideravelmente, sendo o exemplar de BoldSystems até semelhante a D. irene. Mas com 29 espécies no Brasil e com esta variação, estas são apenas tentativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário