terça-feira, 28 de abril de 2020

Lagartas e Mariposas Cissura no Paraná

Ola! Preciso de uma ajuda pra identificar esses seres aqui. Hahaha Começou ha cerca de 15 dias aparecer uma ou outra. Ha 1 semana começaram dezenas e agora centenas de lagartas por toooodos os lados! Moramos dentro de uma mata em Araucaria - PR. Elas queimam um tanto. Elas caem das árvores como se fosse uma chuva, dezenas, penduradas por um fio fino, depois caem no chão e vão subindo pelas coisas -- perdem os pelos, que viram um casulo felpudo.
Não vamos cortar as árvores mas me preocupo de morrer lagarteada. Hahaha Obrigada!
Seguem as fotos abaixo.
Talita Sombra.
Morrer lagarteada, gostei dessa. Me parece certo que são Erebidae, saberia dizer qual a espécie da árvore em que elas se hospedavam?

Talita: Hum... Pior q não sei. Mas são árvores nativas de floresta de araucaria. Vou tentar descobrir!Por acaso a mariposa dela faz uns estralinhos? Tem varias mariposas tbm q voam em casais e fazem uns estralos. Lembrei de uma foto do Google (fui olhar Erebidae).
Muuuito obrigada!!!

 
Atualização Jun./2.020 - Talita: Atualizando. Esqueci de tirar foto das um milhão de mariposas que brotaram das lagartas. Essas sâo as retardatárias. Hahaha Quando peguei p tirar as fotos ela soltou um "xixi" em mim, mas nada dmais.

Essa aí tinha recem saido do casulinho, aih peguei na colher de pau pra fotografar. Será q já da pra saber o nome das minhas inimigas? Hahaha (eu desisti, mesmo fechando a casa entrou dezenas! hahaha decidimos comprar pomada anti alergica e só hahaha 👍🏼 )

Cesar: Eu deveria ter suspeitado, tanto por você não saber qual a planta hospedeira como pela quantidade, por que nós temos casos semelhantes com outras lagartas e mariposas deste grupo. Mas eu não esperaria por este grupo dentro de Erebidae, por que não tinha notícia delas queimarem.

Larvas de mariposas Lithosiini (Arctiinae) se alimentam dos líquens e musgos, por isso dão a impressão de se alimentarem de todas as plantas ao redor. Deve ser Cissura decora, mariposa que eu acredito ter relação de mimetismo com cigarrinhas-das-pastagens.

O líquido que ela soltou, provavelmente, era o mecônio, resultante do processo de metamorfose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário