Ola! Preciso de uma ajuda pra identificar esses seres aqui. Hahaha Começou ha cerca de 15 dias aparecer uma ou outra. Ha 1 semana começaram dezenas e agora centenas de lagartas por toooodos os lados! Moramos dentro de uma mata em Araucaria - PR. Elas queimam um tanto. Elas caem das árvores como se fosse uma chuva, dezenas, penduradas por um fio fino, depois caem no chão e vão subindo pelas coisas -- perdem os pelos, que viram um casulo felpudo.
Não vamos cortar as árvores mas me preocupo de morrer lagarteada. Hahaha Obrigada!
Seguem as fotos abaixo.
Talita Sombra.

Talita: Hum... Pior q não sei. Mas são árvores nativas de floresta de araucaria. Vou tentar descobrir!Por acaso a mariposa dela faz uns estralinhos? Tem varias mariposas tbm q voam em casais e fazem uns estralos. Lembrei de uma foto do Google (fui olhar Erebidae).
Muuuito obrigada!!!
Atualização Jun./2.020 - Talita: Atualizando. Esqueci de tirar foto das um milhão de mariposas que brotaram das lagartas. Essas sâo as retardatárias. Hahaha Quando peguei p tirar as fotos ela soltou um "xixi" em mim, mas nada dmais.
Essa aí tinha recem saido do casulinho, aih peguei na colher de pau pra fotografar. Será q já da pra saber o nome das minhas inimigas? Hahaha (eu desisti, mesmo fechando a casa entrou dezenas! hahaha decidimos comprar pomada anti alergica e só hahaha 👍🏼 )
Cesar: Eu deveria ter suspeitado, tanto por você não saber qual a planta hospedeira como pela quantidade, por que nós temos casos semelhantes com outras lagartas e mariposas deste grupo. Mas eu não esperaria por este grupo dentro de Erebidae, por que não tinha notícia delas queimarem.
Larvas de mariposas Lithosiini (Arctiinae) se alimentam dos líquens e musgos, por isso dão a impressão de se alimentarem de todas as plantas ao redor. Deve ser Cissura decora, mariposa que eu acredito ter relação de mimetismo com cigarrinhas-das-pastagens.
O líquido que ela soltou, provavelmente, era o mecônio, resultante do processo de metamorfose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário