sábado, 25 de abril de 2020

Borboleta Lerodea em Brasília

César, olá! Por favor, me ajude com esta borboleta. Está me intrigando um pouco, rsrs. Embora tenha fotografado em Brasília, a única espécie que bateu com os padrões dela, entre os exemplares que pesquisei no Butterflies of America, foi Cymaenes warreni. Mas pela informação, de lá também, essa espécie seria da Bolívia. Será que estou correto na minha id.? Abraços!
Rodrigo Conte de Brasília, Distrito Federal.
Parece não haver outras imagens da espécie viva, isso dificulta um pouco. Butterflies Of America informa a distribuição quando eles têm, masconstam na página de C. warreni (Hesperiidae: Hesperiinae: Moncini) são duas coisas importantes. "TL: Bolivia", TL é de Type Locality, a espécie foi descrita através de um exemplar boliviano, mas não quer dizer que a espécie ocorra apenas lá. Markku Savela é uma boa fonte para consultar distribuição de Lepidoptera, mas ele tem apenas a informação de BOA, também não ajuda. Então podemos conferir em publicações que ela ocorre também em Minas Gerais e no Paraná, ligando os pontos, ela deve sim ocorrer em Brasília. A segunda informação que consta para todos os exemplares, e talvez a mais importante é que:
As fotos "não-tipo" de Bernard Hermier (como esta!) seguem a identificação de W. H. Evans, que pode estar incorreta e carecer de mais estudos. Por favor, não confie na identificação deste espécime.

Rodrigo: César, prezado, vamos ter que dar uma atualizada na postagem aí, rsrs. Segundo o Prof. Dr. Olaf Hermann Hendrik Mielke, do Departamento de Zoologia, Setor de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Paraná, trata-se de uma Lerodea erythrostictus.

Nas palavras dele: "Tem todo aspecto de Lerodea erythrostictus, uma espécie até parecida com Cymaenes warreni, mas a Lerodea tem a cabeça mais larga e os desenhos da face ventral da asa posterior mais acentuados."

Nenhum comentário:

Postar um comentário