terça-feira, 31 de março de 2020

Ciclo de Borboleta Hyphilaria em Minas Gerais

Oi! Sempre acompanhei esse site e adoro-o. No entanto não sei como postar insetos.

Há uns dias apareceram umas lagartas de HYPHILARIA THASUS na minha orquídea phalaenopsis, e comecei a criá-las pois percebi que há poucos registros dela na Internet. Hoje as 5 estão formando casulos e eles são lindos. Parecem cabeças de cobra. Estou ansiosa para ver a borboleta que irá sair de lá. Vou te enviar a foto dela também. Coloquei as lagartas para comer uma orquídea selvagem, pois ela cresce mais rápido e não está com flor ao contrário da minha phalaenopsis

Moro em BH MG, e este registro é de março de 2020.
(...)
uma linda foto que tirei da lagarta no último instar dia 13/03. Elas fizeram casulo do dia 14/03 até dia 18/03.
(...)
Olá! Nasceram 2 borboletas dia 29/03/2020 (hoje). Só pude encontrar 1. Percebi que ela tem hábito de voo baixo, a 1 metro do chão, e só pousa na face inferior das folhas para se esconder e ficar olhando os predadores da beiradinha da folha. Ainda faltam mais para nascer. Estou incluindo a foto do casulo aberto que é muito pequeno, porém lindo. Igual a uma cabeça de cobra com a boquinha aberta. Este exemplar deve ter apenas 2 ou 3 centímetros de envergadura.

A propósito, a orquídea da qual as lagartas se alimentaram é uma Epidendrum sp.
Gigi.
Ela emergiu muito semelhante à da Marina, ainda me incomoda o fato das H. thasus (Riodinidae: Riodininae: Mesosemiini/Eurybiini: Napaeina) de Butterflies of America serem dimórficas, mas as nossas parecem produzir machos e fêmeas virtualmente idênticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário