terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Borboleta Hyphilaria em São Paulo

Oi César!

Envio parte do ciclo (não vi os ovos :/ ) de Hyphilaria thasus que foi identificada pela Kel. Como não encontrei algo similar nas buscas, cri ser interessante enviar para ficar registrado.

A planta hospedeira foi a orquídea Epidendrum radicans, eu encontrei as lagartas, total de quatro que se mantinham sempre próximas umas das outras (hábito gregário?), já no último estádio no dia 13/12/2017, pois no dia 14 duas empuparam de manhã e as outras duas à noite. E hoje, 25/12, pela manhã, duas emergiram com imensurável beleza e agilidade, estas já foram buscar e encontrar seus destinos, agora aguardo pelas outras duas. 
Abraço.

Marina Guerra de Franca, São Paulo.
Por dois motivos eu me sinto inseguro com a identificação. A primeira é que, olhando os exemplares de Butterflies Of America,  ela se parece extremamente com as fêmeas de H. thasus (Riodinidae: Riodininae: Mesosemiini), mas nenhuma combina totalmente nos padrões alares. O segundo é que os machos parecem bem distintos, mas Borboletas e Mariposas mostra um casalzinho onde o macho e fêmea são semelhantes. Estou marcando assim, mas fica a observação.

Marina: César, as duas últimas emergiram pela manhã (26/12) apresentando coloração diferente, semelhante ao Butterflies of America. Interessante em Borboletas e Mariposas serem tão semelhantes, a coloração então pode não ser um critério sem exceção para definição do gênero...

A segunda imagem marca o exato momento em que a última que emergiu se foi...
Somente esta ficou cerca de meia hora contornando a boca do vidro e movimentando seu probóscide para depois ir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário