sábado, 4 de janeiro de 2020

Queimadura provocada por Besouro Taeniotes?!

Boa noite, Cesar. Há 5 dias meu enteado estava na praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e pisou nesse besouro (?); seguem as fotos da lesão e do inseto. Hoje, 3/1, ele foi ao Hospital e na ala de Queimados, o médico retirou as bolhas, colocou uma pomada para queimaduras e enfaixou.

Estamos apreensivos, porque não sabemos nada sobre ele, se tem alguma toxina, veneno, essas coisas. O estrago no pé dele foi muito grande; ele precisou ser levado para o hospital tal a intensidade da dor e da queimadura. Hoje, com a retirada das bolhas, a pele está em carne viva (queimadura de 2º grau), e ele tem um quadro alérgico bem expressivo. A princípio, eu achei que era o corpo dele tentando expulsar qualquer corpo estranho; "ainda não acredito que esse inseto desse tamanho tenha causado tanto estrago"!!
Patrícia.
Patrícia, quando você diz "ainda não acredito que esse inseto desse tamanho tenha causado tanto estrago" eu faço das suas as minhas palavras. O bicho é um serra-pau Taeniotes sp. (Cerambycidae: Lamiinae: Monochamini), o Diego que grava muitos vídeos de insetos tem vídeo de um sendo manuseado. Claro que o fato de ser manuseado não anula a possibilidade de ele possuir substâncias cáusticas que queimam a pele ao ser esmagado, como ocorre com alguns outros besouros, mas eu desconheço isso em Cerambycidae e não encontro isso mesmo na literatura específica, como Sama (2006) ou Martins & Santos-Silva (2012), estes últimos discursam sobre eles em mais de vinte páginas .

Se foi na praia mesmo, na areia, eu pergunto se não há a possibilidade do causador ser alguma criatura marinha, pois isso já é bem comum. Não encontrei imagens da lesão (vide discussão nos comentários).

Atualização - Cesar: Contatei o Walther para animais aquáticos e Antonio Santos-Silva do artigo citado para os besouros, estas são as respostas:

Walther Ishikawa - Planeta InvertebradosOlá César e Patricia. Eu tenho uma hipótese bem mais plausível, acho que foi uma queimadura de caravela.

Estamos tendo um surto de Caravelas Portuguesas no litoral brasileiro, e o tipo de queimadura lembra bastante, como se fosse uma queimadura térmica. Me chama a atenção o aspecto alongado irregular, e o fato de ser mais de uma linha de queimadura. Lembrando que o q causa a queimadura é o tentáculo da Caravela. Ele tem uma parte flutuante que não queima, e muitos tentáculos. Inclusive, isso explica o fato de ninguém ter achado o que causou a queimadura. Os tentáculos podem se soltar e continuar ativos por muito tempo. São finos, meio azulados, pode ser bem difícil de se ver no meio da areia da praia. Geralmente as queimaduras não são tão feias, mas isso varia muito com a espécie da caravela e o indivíduo. Procurem no Google images “box jellyfish burn”. É outra espécie, bem mais mortal, mas dá uma ideia do tipo de queimadura que esses bichos causam.

Antonio Santos-Silva - Dep. Entomologia USP: Cesar,

Esse inseto não tem nenhuma toxina e, tão pouco, teria como injetá-la.

O mais provável é que ele tenha pisado sobre ele, mas havia algo mais presente lá.

Ou o inseto estava junto de uma água viva, que não foi vista, ou ele pisou na água viva pouco antes ou pouco depois.

Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário