sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Mariposa Neotuerta na Paraíba

Boa tarde Cesar. Encontrei essa aqui ontem a noite. Ele tem o mesmo tamanho Euscirrhopterus e dentro das asas também é amarelo. Poderia ser essa a Fêmea?
Animais do Brasil de Conceição, Paraíba.
Mariposas com esta característica nas asas ocorre em alguns grupos diferentes em Noctuidae e Erebidae, chamados em inglês de underwing moths. Como aquele macho se parece muito com E. poey, a fêmea que eu espero encontrar é semelhante à fêmea da mesma espécie. Mas esta aqui chama a atenção neste caso, ela parece uma Neotuerta sp. (Noctuidae: Agaristinae; o CTFB çita apenas N. platensis, mas a M. sabulosa de PyBio é mais semelhante, se ocorre no Paraguai, dificilmente não ocorre no Brasil) semelhante a esta em BoldSystems e esta outra em BugGuide. Acontece que algumas outras Neotuerta spp. são muito semelhantes às Euscirrhopterus spp., mas o dimorfismo que encontra nestas é apenas os machos não serem "underwings".

Minha conclusão é deixar aquela como Euscirrhopterus e esta como Neotuerta, porém não duvidando de todo que seja a mesma espécie, pois são gêneros próximos. Mas olhando de novo aquele macho, talvez ele esteja apenas descorado. Você tem visto outras daquela com as asas assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário