domingo, 5 de janeiro de 2020

Lagarta Judas em Minas Gerais

Valeu César
Deixa eu aproveitar e te perguntar uma coisa. sabe qual o ID e o predador dessas meninas?
As arvores aqui no sítio estão cheias delas.
Grande abraço
José Carvalho de Ibitipoca, Minas Gerais.
Predador, só consigo dizer coisas genéricas, provavelmente pássaros, répteis, percevejos arrisquem consumi-la. Apistosia judas (Erebidae: Arctiinae: Lithosiini) faz parte de um grupo de mariposas que se alimentam de líquens, algas e musgos. É por isso que nós a vemos espalhadas em diversas árvores, não parecendo ter preferência por qualquer delas. Anderson (2017) nos diz:
(...) Por exemplo, Lithosiini é um clado relativamente único de mariposas-tigre, conhecidas por se alimentar de musgos, hepáticas, líquens e algas. Sabe-se que alguns dos líquens dos quais elas se alimentam produzem metabólitos secundários tóxicos. Foi demonstrado que as litosiinas lidam bem com os metabólitos secundários e que alguns deles também são sequestrados pela lagarta cuja função é pouco conhecida. Os dados sugerem que adultos de algumas Lithosiini que alimentam de líquens são desagradáveis para predadores vertebrados e podem unir proteção química com sinalização acústica. Assim, as interações líquen-liquenívoro nesse clado podem fornecer pistas importantes sobre as origens do sequestro químico defensivo entre as arctiíneas.
Ou seja, o alimento delas é farto e os predadores podem ser escassos. Mas elas não causam dano às plantas (vasculares) e, até onde me consta, não são urticantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário