segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Mosca Predadora Eurhabdus na Bahia

Encontrei em casa embaixo de uma folha, parecia grudado numa teia; não sei se está morto ou se adultos fazem ecdise?? Nunca tinha visto uma tão pequena. a cabeça mais o torax juntos devem ter apenas 1mm e o abdomen deve ter pouco mais de 1cm. Eu guardei e vou tentar tirar uma foto melhor com mais luz.
Rafael Salvador de Salvador, Bahia.
Pela postagem onde foi feito o pedido, entendo que você quer dizer nunca ter visto uma donzelinha neste tamanho. Com apenas um par de asas propriamente ditas e um par modificado em halteres, este bicho é um díptero, no caso uma mosca-predadora da família Asilidae (nunca vi deste tamanho do mesmo jeito). A subfamília é Leptogastrinae e correndo a chave de Papavero, Artigas & Lamas (2009?) vejo algo bem interessante, a menos que eu esteja interpretando errado as imagens, ela leva claramente até  Eurhabdus, gênero da América Central, não até  Leptopteromyia, que ocorre desde os EUA até a Argentina. No CTFB também não consta, mas pesquisando sobre isso, eu encontrei este tweet de 2015 de dr. Erica McCalister, mostrando que já se sabe que o gênero ocorre por aqui

Você ainda tem o bicho consigo? Se sim, eu recomendo conservá-lo. Quanto à pergunta, os únicos insetos que se pode dizer que realizam uma ecdise após se tornarem adultos (pela nomenclatura usada por alguns autores) são os efemerópteros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário