quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Crisálidas de Mariposa Sarsina no Rio Grande do Sul

Oi de novo César. Tenho achado tanta coisa ultimamente que tenho muitas perguntas, mas no momento tô muito curiosa pra saber do que são esses casulos. Sabes do que pode ser? Valeu! Pelotas RS
Caroline Rolim.
Na verdade, Carol, não há casulos na imagem, apenas crisálidas nuas. Me parece ser de alguma borboleta, mas também estou curioso em saber qual, ela tem uma ponta, semelhante a esta, mas parece ser do outro lado, ela parece estar pendurada pela cabeça, o que é bem incomum. Elas estão onde você tenha chance de registrar os adultos?

27/11 - Caroline: Oi de novo, pequena atualização: fui olhar hoje como estavam e uma delas se abriu sendo que ontem estava fechada, mas infelizmente não consegui ver qual bicho saiu dela. Uma coisa bem peculiar é que tinha o que eu acredito ser um casal de mariposas Lasiocampidae praticamente em cima da crisálida. E pra completar, a crisálida vazia tinha vários fios brancos por dentro, parecendo um algodão, além de que a crisálida em si não está presa por nenhuma parte e sim suspensa por fios mais escuros. Enfim, tô de olho nos que sobraram, mas é muito peculiar o conjunto todo eheh. Até!

Marcelo Brito: Cesar, talvez essa crisálida seja essa do link: Sarsina sp. (Erebidae: Lymantriinae: Lymantriini).

Caroline: Opa! Acabei de ver e realmente me parece ser isso mesmo! Acho que temos um mistério solucionado. Valeu pessoal!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário