domingo, 10 de novembro de 2019

Besouro Serra-Pau Typophaula em São Paulo

Boa tarde, Cesar! Tudo bem?

Precisava de uma ajudinha com este cerambicídeo. Estava olhando todas as espécies da família lamiinae que constam no site do Museu de Zoologia da USP e encontrei a espécie Adetus tuberosus que é muito semelhante com o indivíduo que fotografei em Pindamonhangaba/SP.

Pesquisando alguns artigos encontrei este que informa a ocorrência da espécie para Alagoas, Sergipe e nada para SP, assim como outros sites. As demais espécies do gênero não se parecem em nada com o meu.

Será que pode ser esta espécie mesmo?

Agradeço desde já a atenção.
Cah Camargo.
Nesta ocasião (Galileo & Martins, 2003), a suposta espécie havia sido descrita, é natural que não se conheça bem sua distribuição, o texto me parece se referir apenas ao holótipo alagoano, o sergipano é outra espécie. Mas isso foi recentemente revisto:
O exame do holótipo de Adetus tuberosus e a comparação com a descrição original de Typophaula melancholica, bem como a fotografia do holótipo deste último, mostram que são a mesma espécie. Vale comentar que o tubérculo do processo prosternal citado na descrição original de A. tuberosus também é uma das características mais evidentes de T. melancholica. (...) Segundo Monné (2018), T. melancholica, descrito no Brasil (sem localização exata) é atualmente conhecido na Guiana Francesa e no Brasil (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo). Adetus tuberosus foi descrito com base em uma única amostra do Brasil (Alagoas). Esse último registro indica que a espécie provavelmente ocorre em outros estados brasileiros ao longo da costa leste. Santos-Silva, Nascimento& Wappes (2019)
O Catálogo dos Cerambicídeos parece estar considerando como subespécie T. melancholica tuberosus (Cerambycidae: Lamiinae: Apomecynini; acho que deveria ser tuberosa). A comparação dos tipos também pode ser vista no Catálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário