segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Percevejo Coreídeo em Santa Catarina

Cesar, olha que lindo esses Coreidae. Foram postados pela Sonora Satya (Floripa - sul da ilha), no Insetos Do Brail, grupo do Facebook. Eu pedi permissão para postar aqui, porque achei bastante interessante. Eu tirei um print de um artigo onde encontrei um semelhante.
Kel.

O print me parece do livro True Bugs (Heteroptera) of the Neotropics. São realmente bem semelhantes, mas o primeiro problema que eu encontrei foi que o CTFB não reconhece o gênero Cimolus no Brasil, Coreoidea Species File, onde consta a mesma imagem, dá sua distribuição a norte do Brasil, a revisão de Brailovsky (2001), onde a espécie foi descrita parece não considerar C. dilatatus (Dallas, 1852), não sei pra onde C. luteus foi esta espécie que consta em CSF. A chave não permite a identificação de C. dilatatus por que as membranas são branco-amareladas com veias marrons, como mostra esta mesma imagem. A segunda mais semelhante, com membranas negras e o mesmo padrão na cabeça seria C. obscurus, apesar que descreve os fêmures como "amarelos co, inúmeros pontos marrom-avermelhados" e o habitus dos que encontro mostram um bicho bem mais escuro.

Eu não sei que percevejo é este, não vejo diferença além da coloração da membrana, ou é uma espécie muito semelhante de outro gênero (Anasa?) ou quem sabe é espécie ou subespécie nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário