domingo, 6 de outubro de 2019

Mariposa Acrolofídea no Mato Grosso

Olá César.
Boa tarde.
Encontrei uma mariposa o qual não consigo identificar a espécie na região de Primavera do leste - MT, zona rural. Acho que pode-se tratar de uma mariposa da família Noctuidae ou Notodontidade !
Gostaria de saber de que especie se trata e também qual a característica que difere essas 2 famílias ?
Célio.
Célio, considerando Erebidae, um grupo dentro de Noctuidae, o que as separa de Notodontidae é o padrão da venação das asas, onde no primeiro par de asas, M2 é mais próxima de M1 do que de M3 no primeiro grupo e equidistantes ou mais próxima de M3 no segundo grupo, dependendo da chave que consulto. Seja como for, o que isso significa é que simplesmente não podemos ver a diferença por fotos, se removêssemos todas as escamas das asas ainda é um trabalho difícil. O que nós temos frequentemente para nos ajudar é apenas a gestalt, temos alguma ideia de qual grupo a mariposa pertence, por se parecer com outras que já conhecemos.

Eu tenho um palpite para esta, as imagens não estão muito nítidas, mas pode ser Acrolophus cossoides (Tineidae: Acrolophinae; = Acrolophidae), ou algo próximo disso, pois neste gênero são conhecidas mais de trinta espécies no Brasil. São mais aparentadas das traças-de-parede, as larvas constroem tubos de seda, essas aí já se separam dos Noctuoideos pela localização dos ouvidos (órgão timpânico), que estão no abdome, não no tórax, novamente, não podemos ver tal característica e, mesmo com o bicho em mãos, é tarefa difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário