sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Marimbondo Polistes no Rio Grande do Sul

Oi César. Tu sabes algo de comportamento de vespa/camotim/marimbondo? Ontem fiz essas fotos, achei curioso porque ele tava se escondendo na rosa. Depois de um tempo, saiu voando e retornou pro mesmo local, mas ficando não mais tão escondido (como na segunda foto). Teve um momento que pareceu que ele estava agarrado na rosa com as duas patas dianteiras, enquanto esfregava as outras. Pelotas RS
Caroline Rolim.
Está me parecendo Polistes versicolor (Vespidae: Pilostinae: Polistini), no estudo de  Somavilla & Köhler (2012), esta foi a principal espécie de vespa a visitar flores no Rio Grande do Sul. Porém, esta planta não está incluída na lista de plantas e visitar flores em busca de néctar não explica o observado, eu não sei explicar este comportamento.

Bruno C. Barbosa: Boa tarde gente,

sim se trata de uma Polistes versicolor elas são bem comuns no nosso pais.

As vespas sociais se alimentam quando adultas de carboidratos por isso podemos ver elas visitando flores e frutos, e quando vemos elas "comendo" lagartas e outros insetos estamos vendo de fato, elas colhendo proteína para suas crias.

E pode ficar tranquila, que quando estão procurando alimento elas não são agressivas podemos nos aproximar e ficar observando sem problema!

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário