domingo, 13 de outubro de 2019

Macho de Formiga Chiadeira na Paraíba

Boa noite. Essa vespa, eu acho, foi encontrada em Conceição/PB, área de Caatinga. Achei bem parecida com a formiga panda... não sei nem se é uma vespa mesmo... parece, mas pode ser uma formiga também...
Animais do Brasil.
Formigas-panda são, na verdade, um gênero de vespas parasitoides da família Mutillidae, família que no Brasil costuma ser chamada de formiga-feiticeira ou formiga-chiadeira. A família está correta, mas o gênero Euspinolia (Sphaeropthalminae) eu não estou conseguindo confirmar se ocorre no Brasil, mais ainda na Paraíba, o CTFB está inacessível no momento. Outro gênero semelhante é Reedomutila.

Esta postagem é interessante por que nós temos muitas postagens de mutilídeos no Insetologia, mas todas até agora eram fêmeas, este é um macho, caracterizado pela presença de asas. Machos não podem ferroar como a as fêmeas. Pretendo voltar a esta postagem para pesquisar melhor o gênero.

Atualização: OCTFB ainda está inacessível, mas me baseando na fauna de outras localidades, acho bem improvável que tenhamos estes gêneros na Paraíba e, pela escassez de imagens dos machos dessas regiões, somado ao dimorfismo sexual acentuado, que pode nos impedir de associar o macho às fêmeas e o fato de que a taxonomia de mutilídeos se baseia principalmente nelas, me parece bem difícil que possamos ir além na identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário