quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Aranhas do Rio Grande do Sul

Olá
Esta aranha apareceu no meu quarto, estava na parede ao lado da minha cama. Moro mais no interior do RS na cidade de Teutônia.
(A que está no fundo laranja)
Me diga por favor que não é venenosa kkk

A outra apareceu a alguns meses de um muro de pedras que tem na divisa com os terrenos do vizinho, parece ser a mesma espécie
(A que está ao lado do prendedor)
Vanice Campos.
Vanice, a primeira foto não está muito boa para a identificação, ela está encolhida e parece ter o abdome danificado. Eu te faço o favor: "ela não é venenosa", mas tem jeito de uma fêmea de armadeira Phoneutria sp. (Ctenidae), que são animais peçonhentos, representam perigo especialmente para crianças, é preciso procurar ajuda médica em caso de acidente; ajuda ver a vista ventral. A outra é alguma caranguejeira da família Theraphosidae, ela tem o abdome com uma parte careca por que ela chuta os pelos, que podem causar irritação na pele, olhos e vias respiratórias, mas não vem a ser um bicho perigoso.

Victor Morais Ghirotto: Oi César! Corretíssimo, a primeira é uma armadeira, com o abdômen estourado.

A caranga é de um gênero muito comum no Sul do nosso continente, Grammostola sp. (Theraphosinae) A maioria das espécies desse gênero tem as cerdas urticantes mais prateadas e reluzentes (o que levaram a chamarem de "mirror patch"). Nesta da pra ver a borda do mirror patch onde ela ainda não raspou.
Essas esguias com o abdômen dotado de cerdas vermelhas realmente aparecem na parte serrana ou de mata do RS. No caso, vc pode até chegar a encontrar nome de espécie pra esse bicho, mas atualmente ainda está uma confusão com essas Grammostola mais do Norte, aconselho a deixar Grammostola sp. mesmo. Muita foto na net até é a mesma espécie ou coisa próxima só que os nomes estão atribuídos erroneamente.

É um gênero de carangas muito mansas. Algumas sp ficam enormes, essa da foto é juvenilzona.

Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário