sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Aranha Boleadeira no Paraná

Olá César, tudo bem?

Então, hoje, dia 2 de outubro, encontrei esse inseto dentro da minha casa e queria saber qual espécie é. Eu já vi todo tipo de aranha, mas desse tipo nunca vi e fiquei muito curiosa.
Moro em Foz do Iguaçu, PR e estamos na época de crescimento das flores e frutos das mangas.
A aranha tem um formato diferente e uma teia muito resistente. Ela é pesada e dura. Tem aproximadamente 3 cm de comprimento e quando fica calma esconde as pernas.
Lilian Sara Barreto De Lima.
Lilian, a teia no caso, foi uma rede, uma armação que ela construiu, ou se refere apenas a fios de seda? Esta é uma Mastophora sp. (Araneidae), aranhas muito interessantes, pois caçam usando um fio de seda com uma bolha adesiva na ponta, com a qual gruda insetos em pleno ar. Muitas utilizam o feromônio emitido por certas fêmeas de mariposas, atraindo assim o macho para sua armadilha. Na falta de uma lista das espécies do Paraná, eu cruzei uma de São Paulo com uma do Rio Grande do Sul e as espécies que coincidem, portanto prováveis, são M. carpogaster (ou M. carpogastra) e M. satan, não encontrei imagens das mesmas para comparação.

Faço uma ressalva de que aranhas são aracnídeos, uma classe de artrópodes não muito aparentada dos insetos.

Atualização Ago./2.020: O dr. Antonio D. Brescovit acredita que ela seja uma M. extraordinaria, mas que as estruturas na carapaça variam e que a cor dela é diferente das que ele já viu, seria bom poder analisar a genitália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário