quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Joaninha Psyllobora em São Paulo: Joaninhas nadam?

Oi, Cesar!
Muito obrigada pela id.
Hoje vou postar algumas dúvidas. Ainda no dia 11 eu vi uma joaninha congelada. Ela estava morta, com as asas abertas e eu vi que as asas tinham manchinhas. Então minhas dúvidas são:
-as asas da joaninha são manchadas mesmo?
-que temperatura mínima elas aguentam?
-joaninhas sabem nadar, quer dizer, se ela não estivesse congelada, poderia nadar?
Seguem as fotos, e desde já agradeço.
Caterina Helena Marcopoulos de São Paulo, capital.
É uma joaninha, parece Psyllobora confluens (Coccinellidae: Coccinellinae: Psylloborini), uma espécie que se alimenta de fungos. No caso desta espécie ,ela é sempre manchada, as manchas podem ser mais ou menos claras, mais ou menos unidas. Sobre o frio, é difícil falar sobre cada espécie e precisar o quanto aguentam, mas em locais de clima muito frio, joaninhas precisam se abrigar, ou morrem à temperatura ambiente. Seus ovos, porém, podem sobreviver. Sobre nadarem, Ladybug Planet tem um artigo sobre isto, destaco este trecho:
O que isso significa é que a joaninha provavelmente pode nadar fisicamente por até 30 minutos ou até uma hora, mas é provável que os recursos de oxigênio acabem antes disso. Ainda não foram realizados estudos para descobrir quanto tempo isso é (isso provavelmente seria cruel). Mas espero que seja de 10 a 15 minutos. Em condições normais de chuva, isso normalmente lhes daria tempo suficiente para localizar um terreno mais seco. Em condições extremas, isso pode ser mais difícil. Esta é também a razão pela qual as joaninhas procuram abrigo quando chove.
Há inclusive um fenômeno onde milhares de joaninhas se aglomeram na praia e não se sabe o porquê, muitas delas morrem por conta disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário