sábado, 17 de agosto de 2019

Ninfa de Fulgorídeo no Paraná

Olá Cesar,
Encontrei esse inseto no dia 15/08/2019, na borda de uma mata localizada no Hotel Fazenda Luar de Agosto, município de Faxinal - PR.
Tinha aproximadamente 7 mm de comprimento. Achei bastante interessante aqueles falsos olhos vermelhos no dorso, e a maneira como estava de cabeça para baixo no galho me fez lembrar de uma carranca. Meu palpite é de que seja uma ninfa de Hemiptera: Fulgoridae, talvez do gênero Fulgora, mas não tenho certeza e não consigo ir além disso. Poderia ajudar, por favor? Obrigada.
Ísis Meri Medri,
Ísis, se tivermos o gênero Fulgora (Fulgorinae: Fulgorini), nós temos muito, pois não passo do gênero mesmo com adultos. Não duvido que esteja certo, ninfas apresentam diversos instares, mas pelo menos neste não combina muito com estas da Costa Rica. Só consigo dizer que a ninfa mais semelhante que encontro, é a de Diareusa imitatrix (idem), só consigo um download direto para um artigo com ilustração. Como os adultos não têm todo este adorno, dá pra ver que pode haver surpresas ao associarmos ninfas com adultos; no Brasil nós temos D. annularis. Pode ser esta espécie, mas eu diria que é um palpite a mais,  não necessariamente um melhor, temos em comum a tribo Fulgorini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário