sexta-feira, 5 de julho de 2019

Possíveis Carunchos de Madeira no Pará

Bom dia, Cesar! 
Gostaria de saber que inseto é esse! Já pensei ser pulga de cama, pulga/piolho de morcego... NÃO SEI! eles não pulam quando eu mexo neles, geralmente andam rappidinho, tem muitas patinhas e anteninhas. Eles são "sensiveis" só de colocar a unha eles já morrem, estralam como piolho, mas não vi sangue neles, sabe? então acredito que não são percevejos. Acredito que eles venham da minha cama, mas também nao sei, a comprei ano passado e nao havia percebido porque o lençol era escuro, quando coloquei um claro comecei a ve-los caindo como se fosse do teto, na cama, e eles aparecem pelos cantos no chão, proximo a cama, o quarto é pequeno, eles também ficam pela parede às vezes. Com a fita durex eu consigo captar muito deles, mas logo surgem mais.... NÃO SEI O QUE FAZER! Não tenho certeza, mas acho que eles picam, pois uma vez deitada de bruços senti uma coceira na nuca e era um deles!!! Estou super agoniada com isso, não consigo mais dormir e todo momento penso que tem um deles no meu cabelo, no meu corpo! Por favor, me ajude!
(...)
obs.: minha localidade MARABÁ - PARÁ. eles surgem durante o dia, mas aumentam a noite como pude perceber.. porém, não consigo identificar da onde surgem, quando vejo, ja estão pela cama e/ou pelo chão.
(...)
César, acredito que são diferentes... Vou te enviar uma foto com flash e depois fazer upload de um vídeo que tenho.
Deb Orah.

Bem melhor agora, Deb. Dá pra saber que são pequenos besouros, mas qual, é uma conjectura baseada no pouco que temos da morfologia e biologia. Meu palpite é Lyctus sp. (Bostrichidae: Lyctinae: Lyctini), que são brocas de madeira seca, você pode ler mais em Mendes & Alves (1988), p. 21. O que há de madeira no quarto? Você falou sobre a possibilidade de caírem do teto, há forro de madeira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário