segunda-feira, 22 de julho de 2019

Lagarta Riodinídea no Mato Grosso do Sul

Bom dia. 
Encontrei essa lagartinha numa folha de babosa. Poderia identificá-la para mim? Fiquei observando por vários dias (mais de uma semana), com a intenção de acompanhar sua transformação mas as formigas a atacaram. Retirei de lá e coloquei a num lugar seguro. Outra coisa, esses ovinhos são dela mesmo ou de algum outro inseto aproveitador? 
Grata pela atenção.
Andreia Leite e Luiz Henrique de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Acho que há muito que se observar aqui. Ela foi encontrada em Aloe vera, ou estamos falando destas folhas, uma outra planta que conhece por babosa? Lagartas não podem ser alimentadas com qualquer planta, elas só aceitam suas respectivas plantas hospedeiras. De qualquer forma, não encontro nenhuma lagarta no Brasil que tenha babosa por planta hospedeira. A lagarta me parece uma borboleta Emesis (Riodinidae: Riodininae: Emesini/Riodinini), pode ser isto ou algo próximo, e há várias lagartas de riodinídeos, não sei se é o caso desta, que se associa a formigas; a lagarta segrega uma substância de seu agrado e se beneficia da proteção que representa a sua presença.

Quanto a ovos, lagartas não botam ovos, apenas lepidópteros adultos. Estas coisinhas podem ser parasitoides, mas eu não estou reconhecendo, nem compreendendo bem o seu aspecto, está grudado na lagarta? Eu não duvidaria que ela fez uma ecdise, uma muda, e isto seja a exúvia, a pele da lagarta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário