quarta-feira, 10 de julho de 2019

Larva de Maruim em Alagoas

Ola Cesar, tudo bom? estou tentando identificar essa larva, mas até agora nao achei nada semelhante, me parece uma larva de lepidoptera, mas estou confuso quanto a região da cabeça que parece invertida, poderia me ajudar a identificar. Obrigado e ate mais.
(...)
Infelizmente eu nao tenho muitas informações sobre, o que dificulta mais. Essa foto foi enviada para mim por uma amiga, acredito que por estar em uma lupa o individuo nao é muito grande, e ele foi retirado do trato digestivos de um lagarto (Dryadosaura nordestina)
Guilherme Davila de Maceió, Alagoas.
Guilherme, eu ainda não tenho ideia do que seja, realmente a anatomia do bicho está confusa, mas tenho dificuldade em reconhecer como larva de Lepidoptera, pois eu não vejo distinção entre pernas verdadeiras e falsas, o bicho me parece ter uns dez pares de "pernas" de estrutura semelhante, estou inclinado a acreditar que isto deve ser Diptera, algumas têm cápsula cefálica e pernas falsas bem desenvolvidas (1, 2). Se alguém reconhecer, peço que use os comentários.

Guilherme: Boa noite Cesar, dei uma breve procurada na familía Ceratopogonidae e achei um artigo que tem uma imagem com um espécime bem interessante, acredito que possa ter alguma relação. A primeira imagem.

Walther Ishikawa - Planeta Invertebrados: Olá, César e Guilherme!Concordo com o César, acho que é uma larva díptera da família Ceratopogonidae, subfamília Forcipomyiinae.
Acho que a "pegadinha" é que isso que parecem pernas falsas são, na verdade, extensões onde estão implantadas as cerdas / setas dorsais. Dá uma pesquisada no gênero Atrichopogon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário