terça-feira, 30 de julho de 2019

Aranha Caranguejeira Iridopelma em Sergipe

Boa tarde, César. Aranha encontrada dentro de casa, em meados de junho/19, em um sítio nas proximidades da Serra do Cajueiro, área limítrofe com o Parque Nacional da Serra de Itabaiana - Sergipe. Mede por volta de 5cm. Poderia identificá-la e informar os riscos? Obrigada.
Elsie Rolim.
quanto tempo, Elsie. Me parece que ainda é jovem, uma caranguejeira Theraphosidae: Aviculariinae, deve ser algo entre Avicularia ou Iridopelma. São caranguejeiras de hábitos mais arbóreos, pelo menos os adultos têm cerdas urticantes, não me parece que chutam estes pelos no ar como outras caranguejeiras, creio que só haja problemas se pressionada contra a pele. A picada pode doer, mas não é perigosa.

Victor Morais Ghirotto: Opa, mas se dá (para determinar o gênero)! Quando vc falou a subfamília e Sergipe, já pensei em Iridopelma. E de fato é.
Esse é um jovem ainda bem novinho de Iridopelma zorodes.
A picada mal deve causar dor e num bicho desse tamanho as cerdas são quase imperceptíveis. 100% inofensiva.

Aliás, César, as únicas caranguejeiras que possuem cerdas urticantes são Theraphosinae e Aviculariinae. Nenhuma outra tem. E das Aviculariinae não são todas que soltam ativamente as cerdas.

Abraço, valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário