terça-feira, 4 de junho de 2019

Ciclo de Borboleta Astraptes "CELT" em Minas Gerais

Cesar, beleza? Encontrei essa bela lagarta Hesperiidae na folha de Celtis pubescens. Estou com dificuldade pra encontrar igual. Você pode me ajudar? Essa eu coletei para acompanhar o ciclo. 
Obs: Tem um pontinho branco próximo ao "pescoço" da lagarta, na foto que ela está sobre a folha. Seria isso um ovo de parasita? Eu retirei esse pontinho branco! Vai que era! Hahahaha

Obrigado,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Não consigo responder nenhuma das perguntas. Lagartas semelhantes a esta incluem Astraptes (Pyrginae: Eudamini) Pyrrhopyge e Elbella (Pyrrhopygini), mas não encontrei uma que combine muito bem com esta, nem encontrei qualquer espécie pela planta hospedeira. A coisinha branca eu acho que não, mas não duvido de parasitoide.

Atualização Jul./2.019 - Marcelo: Completou o ciclo Cesar! Que bom! Aí estão as fotos! Quem é a linda bichinha?Marcelo Brito de Juiz de Fora-MG
Eita, esta é difícil. Vejo muito branco nas franjas das asas, mas deve ser uma borboleta do complexo A. fulgerator. A larva não me parece combinar perfeitamente com a CELT de Hebert et al. (2004), que foi coletada em C. iguanaea, que vejo agora, são sinônimos. Deve ser esta espécie portanto, mas não encontrei se há um trabalho mais recente que tenha batizado estas espécies novas. Grande registro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário