sábado, 1 de junho de 2019

Criatura em São Paulo: Aranha? Ácaro?

Oi, Cesar!
Ontem vi esse (?) andando em uma bromélia na R. São José perto de uma aranha minúscula, mas era um pouquinho maior que as N. rufipes recém nascidas daqui de casa. A teia da aranha estava entre as folhas da bromélia e esse (?) estava andando em direção ao tanque de água da planta. Vou descrever: ele anda rápido, parece uma 'bolinha' coberta de pólen ou de poeira e com alguns calombos. Eu pensei que fosse um ninho de aranhas que ainda não nasceram, mas não iam andar todas juntas, nem sei se uma delas teria força para arrastar as outras ou o ninho todo. E mais uma informação, o zoom estava em 2,8 para o bicho estranho e em 4 para a aranha.
Não sei se dá para identificar a aranha, mas o que é o outro bicho? Será um alien 'empanado' querendo invadir o planeta ou a resposta é bem mais simples como a da lagarta da outra vez? K, k, k!!!
Desde já, agradeço.
(...)
Oi, Cesar!
O bicho que eu pensei que era uma aranha estava andando na teia. Talvez a visualização esteja ruim porque eu tirei a foto de lado, a parte que está no lado esquerdo estava para baixo. E você reparou que ele parece ter um 'rabinho' ou um 'mini ferrão'? Vou postar outra foto no sentido certo, nessa dá para ver o bicho lixeiro perto da água (à esquerda) e esse outro em primeiro plano - espero que ajude.
Detritos nas costas? Éca!!!!!!!
Obrigada pela id do bichinho lixeiro e aguardo a confirmação ou não do outro. Obrigada.
Caterina Helena Marcopoulos de São Paulo, capital.
Para contextualizar aos leitores, creio que já está esclarecido pelo segundo texto que o (?) era um bicho-lixeiro. Já o, digamos, "bicho-da-seda" é o que está complicado, por que a estrutura do corpo, que não é dividida em duas partes não aponta para uma aranha, a aparência geral é de Acari (ácaros e carrapatos) e ele parece ter apenas seis pernas (há uma perna "dupla" na direita, mas isto poderia ser causado pelo movimento), membros desta ordem, em fase larval são assim. Existem ácaros, os Tetranychidae que produzem seda, mas aí o problema fica no tamanho, pois tetraniquídeos não são grandes, o que dizer de uma larva.

Pode mesmo ser uma aranha, que não se distingue bem por estar com a coloração saturada, mas ainda ficamos com o problema do "rabinho". Os leitores que tiverem uma opinião, usem os comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário