quinta-feira, 30 de maio de 2019

Vespa Parasitoide Cerafronoidea em São Paulo

Boa tarde pessoal, solicito a identificação desta vespa, ela foi registrada num Pé de Romã, em Itapetininga, no interior do estado de São Paulo. Tem cerca de 2 mm.
Giovane Proença.
As dificuldades aqui são grandes seria bom vê-la dorsalmente e as antenas, o ângulo é bom, mas não consigo contar os segmentos. Eu acredito que é uma Ceraphronoidea, grupo que inclui Ceraphronidae (mais comumente encontradas) e Megaspilidae. Segundo consta na página do MZSP:

Ceraphronidae: (...) Para o Brasil, foi publicado o registro de somente uma espécie, Ceraphron sylviae Dessart. Entretanto, a coleção do Museu de Zoologia da USP possui representantes de 3 gêneros coletados na Mata Atlântica: Aphanogmus, Synarsis, e também Ceraphron.

Megaspilidae: (...) Para o Brasil há o registro de dois gêneros (uma espécie cada): Dendrocerus sylviae Dessart e Trichosteresis glabra (Boheman). Este último gênero foi registrado para o Brasil somente com material da coleção do Museu de Zoologia da USP (Macedo e Kawada, 2013). No MZUSP, estão ainda depositados exemplares de Conostigmus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário