sábado, 25 de maio de 2019

Ciclo Incompleto de Mariposa Citheronia no Rio de Janeiro

Bom dia César! Eu tinha visto um citheronia na goiabeira, mas depois encontro isso no chão da varanda. Nunca tinha visto. O casulo está vivo? Continua vivo no chão????
Damiria Machado de Rio de Janeiro, capital.
Aparentemente, tudo vai bem com ela, Damiria. Segundo Fronza et al. (2005):
A fase de pupa apresenta longa duração e ocorre em câmaras na terra; (...) A duração desta fase variou entre 128 e 135 dias. Na literatura existem referências que a pupa passa o inverno enterrada, só emergindo os adultos na primavera (BOURQUIN, 1940), além de Gardiner (1982) mencionar que espécies americanas deste gênero parecem ter uma diapausa facultativa controlada pela luz. A exemplo do observado em C. laocoon, que apresenta estágio pupal variável de um a três meses, ocorrendo estágios curtos de dezembro a fevereiro e estágios longos de abril a agosto (DIAS, 1978), é possível que C. brissotii brissotii apresente o mesmo tipo de comportamento, justificando os picos de ocorrência de adultos nos meses de fevereiro e abril. Além disso, Biezanko et al. (1957) também registram coletas de adultos em outubro, fevereiro e março.
Featured Creatures tem uma imagem como a sua, de pupa e exúvia juntas.


Damiria: Obrigada César, o que eu faço com o casulo? Deve demorar uns 3 a 4 meses para nascer a mariposa? Sou mãe de primeira viagem. E agora?

Kel: Oi gente, a minha Citheronia veio em duas semanas. Não seu do que depende isso, mas temperatura influi. Inclusive, elas podem entrar em diapausa e ficar mais de 6 meses. Nunca jogue a pupa fora, espere, E necessário recipiente com terra. Elas não precisam ficar totalmente enterradas, pode ficar sobre a terra. A terra tem que ser molhada constantemente, pra nao endurecer. Apenas esborrifar um pouco de água na terra. O recipiente tem que ser coberto e guardado dentro de casa em local não abafado. Vc pode cobrir o recipiente com pano fino. Monitorar duas vezes ao dia, pra ver se ela emergiu, registrar e soltar mais rápido possível, preferencialmente a noite, se a soltura demorar, ela oviposita sem acasalar, caso for fêmea.

Sobre emergir, o recipiente tem que ser do tamanho ou maior que um pote de sorvete de 1 litro, pode ser isso, ela sobe imediatamente para as paredes do recipiente quando emerge, e deve se pendurar no pano que cobre o pote, não precisando necessariamente de galho pra se pendurar. Mas se quiser pode por um galho em diagonal, mais em pe do que deitado.

Atualização Out./2.019 - Damiria: Boa noite, César!A mariposa nasceu hoje. Exatamente 5 meses depois!!!!!!

Deixei essa separado. Porque quando fui toca nela para por lá na varanda ela soltou este líquido. Mas ela não morreu, ela voou depois.
Cesar: Pela cor do líquido na imagem da exúvia com os papéis, isto deve ser apenas o mecônio, parte natural do processo de metamorfose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário