quarta-feira, 15 de maio de 2019

Ninfa de Barata em São Paulo

Olá,

Tenho encontrado esses insetos na minha área de serviço. Moro num prédio residencial em Santos/SP e estou no 1º andar. Sempre que aparecem, eu espirro inseticida spray pela área, conto na manhã seguinte por volta de 15 à 20 mortos. Então ficam alguns dias sem aparecer, porém logo depois voltam.

Começaram a aparecer depois da dedetização realizada nas áreas comuns do meu prédio.
Gostaria de confirmar se são ninfas de baratas de cozinha e, se sim, em qual ínstar se encontram (tirei foto em cima de uma folha pautada para ter uma ideia de tamanho)?
Dedetização com gel é eficiente nesse caso?

Obrigado!
Diego Xisto.
Diego, eu gostaria de ver mais exemplares, esta eu estou achando que pode não ter atingido a coloração final deste ínstar, minha suspeita é Periplaneta americana (Blattidae: Blattinae), lá pelo terceiro ínstar baseado nos tamanhos fornecidos por Gier (1947), mas é preciso levar em consideração que o número de mudas da espécie pode variar de seis a quatorze, neste experimento foram dez, nos Estados Unidos.

Atualização Ago./2.019 - Vitor Tarli: A foto é uma ninfa/jovem de Supella longipalpa (Ectobiidae: Pseudophyllodromiinae), barata domestica, também encontrada nos esgotos ou dentro de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário