terça-feira, 7 de maio de 2019

Lagarta de Mariposa Falcão Madoryx em São Paulo

Oi, Cesar!
Valeu pela id. Em relação aos filmes, eu estava falando de filme de ficção mesmo; pra que inventar e criar o design de uma armadura se é só 'copiar' o estilo dessa ninfa de maria fedorenta? Porém eu desconhecia esse subgênero do terror... mas baratões muito bem bolados... Socorro!!!!!!!!!!!!!!!! K, k, k!!!!!

Mudando de bicho mas não de assunto; ontem eu fui comprar ração pro meu gatinho e bem na esquina da ver. José Diniz com a Deodoro vi isso em uma árvore. Acho que é uma lagarta, mas estava comendo o tronco (lagartas não comem folhas?) na parte bem perto do chão - eu filmei, mas não dá para postar filme aqui... Ela mede um pouco menos que a palma da minha mão e é bem gorducha; além disso, parecia estar mudando de corpo (!), o tom dela é um verde desbotado com um toque rosado e azul em algumas partes. E quando parou de se mexer e comer, ficou de cabeça para baixo no tronco.

Então, minhas perguntas são: isso é uma lagarta? lagarta come tronco? lagarta troca de corpo? e se esse bicho estranho é uma lagarta, vai virar borboleta ou mariposa e qual? Ou é um alien que veio conquistar a Terra?? 

Desde já, agradeço.
Caterina Helena Marcopoulos de São Paulo, capital.
Não descartando totalmente a hipótese alienígena, mas eu acho que esta é uma larva de mariposa-falcão do gênero Madoryx (Sphingidae: Macroglossinae: Dilophonotini). Sobre lagartas consumirem madeira, longe de ser a maioria, mas algumas sim, como cossídeos e sesiídeos, não creio que possa ser o caso desta, eu acho que ela estava preparando um lugar para empupar. Lagartas realizam ecdises, mas se estava empupando mesmo, já estava no último ínstar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário