terça-feira, 21 de maio de 2019

Besouro Serra-Pau Psapharochrus no Paraná

Boa noite, pode identificar o inseto desta foto? Foi encontrado dentro do meu apartamento, no centro de Curitiba.
Vivian Roncon: Vamos deixar o cesar responder com mais precisão... Mas pelo meu conhecimento, se trataria de um Serra-Pau, provavelmente um Oreodera Omissa. Eles tem esse nome pq comem a madeira dos troncos e algumas frutas.

Fabiana: Obrigada, Vivian. Fiquei em dúvida entre esse e o Psapharochrus Jaspideus. Eles são bem parecidos.

Vivian: são bem parecidos. de qualquer forma é enorme e assustador, mas só come galho kkkkk é um serra-pau mesmo. aqui encontro uns coloridos

Cesar: Olá mais uma vez, Fabiana e Vivian. Já tiveram uma boa discussão sobre a espécie nos comentários, gosto disso. Se não tivermos uma percepção muito diferente do que é um serra-pau enorme, esta descrição da Vivian já eliminaria as duas espécies, que não costumam atingir dois centímetros de corpo: 1, 2, temos cerambicídeos passando de quinze na nossa fauna. O ângulo definitivamente não é o ideal para identificar a espécie, mas me parece ser mesmo P. jaspideus (Cerambycidae: Lamiinae: Acanthoderini). Eles podem serrar galhos para a oviposição, mas os adultos, se se alimentarem de galhos, deve ser de brotos verdes, eu creio que eles devam ter preferência pelas partes reprodutivas das plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário