terça-feira, 28 de maio de 2019

Aranha Migalomorfa Trechona em São Paulo

Aranha encontrada no Vale do Ribeira - SP, acredito que seja do gênero Haplopelma, mas não consegui identificar a espécie. Fato curioso que não há relatos da existência desse gênero no Brasil.
Alexandre Trudes.
Alexandre, não sei, mas a distribuição do gênero não dá muita esperança de ser uma, este bicho eu acho que pode nem ser um terafosídeo, pode ser algo como Lycinus (Nemesiidae), o que seria aparentemente novo para São Paulo, mas não para o Brasil.

André Alves: Cesar, não poderia ser uma Trechona (Dipluridae)? Se olhar bem pro final do abdômen, parece que as fiandeiras estão escondidas em baixo de um torrão de terra...

Cesar: Trechona tem fiandeiras relativamente curtas para um diplurídeo e fêmeas têm fiandeiras menores que machos. A chave Pedroso (2009) aponta para T. rufa e o aspecto das fiandeiras nesta imagem me convence. É bom tomar cuidado com aranhas deste gênero, pois a peçonha de uma espécie foi considerada semelhante à do escorpião amarelo, embora esta espécie aqui talvez produza acidentes sem gravidade, vide o mesmo artigo na página 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário