quinta-feira, 21 de março de 2019

Percevejos Geocorídeos Epipolops no Paraná

Olá Cesar,
Encontrei esse percevejo adulto no meu jardim, em Maringá - PR, no dia 22/02/2019, e a ninfa foi encontrada no dia 26/02/2019. Ambos estavam na parte inferior da folha de Argyreia nervosa. Achei muito interessante os olhos pedunculados. Só tinha visto antes em Diptera. O adulto foi identificado por WonGun Kim como Epipolops meridionalis. A ninfa, por estar na mesma planta, suspeito que também seja dessa espécie, mas não sei se é possível afirmar com certeza. O que você acha? Não encontrei nenhuma foto de ninfa dessa espécie na internet. Muito obrigada.
Ísis Meri Medri.
Através de Rengifo-Correa et al. (2014), não tem erro, estas são as primeiras imagens de exemplares vivos de Epipolops meridionalis (Geocoridae: Pamphantinae: Pamphantini); vivo ou morto são imagens raras. Representa ainda o primeiro geocorídeo (Lygaeoidea) do Insetologia. Há geocorídeos que são predadores, mas estes, provavelmente, são fitófagos.

Se a ninfa estava na mesma planta, 100% de certeza é complicado, mas 99% é razoável. É interessante notar que o pronoto do adulto não combina perfeitamente com o de E. meridionalis do artigo, eu diria que ele tem um pouco de E. frondosus, espécies que foram sinonimizadas anteriormente em E. frondosus, sendo a primeira espécie ressuscitada nesta mesma publicação. A chave porém não permite suspeitar desta espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário