quarta-feira, 13 de março de 2019

Maruim e Besouro em São Paulo

Olá, gostaria de saber qual bichinho é este. Moro em Campinas-Sp e eles têm aparecido muito. Eles voam e não mordem. Minha casa fica fechada a maior parte do dia, mas bate sol. Também tenho livros, mas já olhei e não acho que venham deles. Mas não sei se poderiam nascer dentro deles? E o que eles fariam, comeriam o papel? Obrigada desde já.

ps.: Outra foto que consegui tirar mais de perto.
Sarah Brito.
Me pareceu estranho não estarem picando pois, este realmente não pode picar por ser macho (percebe-se pelas antenas), mas fêmeas de maruins ou mosquito-pólvora da família Ceratopogonidae são conhecidas por isso. Porém, não sei como é a especialização do grupo, esta espécie pode ser sugadora exclusiva de insetos ou ainda, BugGuide diz que fêmeas de algumas espécies têm as peças bucais atrofiadas e "provavelmente" não sugam sangue. Diz também que "larvas (ocorrem) em areia úmida/molhada, lama ou vegetação em decomposição; algumas ocorrem sob casca de árvores podres", então é destas condições que precisam para estarem aparecendo.

ps.: Foram dois pedidos e eu só vi o segundo bem depois de ter preparado a resposta do primeiro. Eu não tenho qualquer dúvida que na primeira imagem nós temos um mosquito, e na segunda um besouro, são dois bichos que não podem ser confundidos. Assim, eu não tenho como se um dos dois têm surgido em grande quantidade, se os dois, ou nenhum deles, pois desta forma, diversos insetos diferentes podem estar sendo generalizados com um só. Este segundo eu precisaria ver com mais nitidez pra dizer bem quem é, mas eu chutaria macho de Gnatocerus cf. cornutus (Tenebrionidae: Diaperinae: Diaperini: Adelinina), estes se alimentam de uma série de produtos estocados. Destes BugGuide diz: "alimentação: cereais e produtos animais; larvas se alimentam dos ovos e adultos feridos, larvas e pupas da traça-da-farinha-do-Mediterrâneo. Praga secundária de cereais e produtos de origem animal, geralmente associada a infestações de traças (mariposas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário