sexta-feira, 1 de março de 2019

Besouro Pelidnota no Rio Grande do Norte

Olá, Encontrei esse Rutelinae (dia 23/02/19) se alimentando das flores de uma Coccoloba ramosisima em área de restinga, Macaíba - RN. Me impressionou as cores e o brilho metálico. Saberia me ajudar na identificação? Agradeço desde já.
Víctor de Paiva.
É uma Pelidnota sp. (Rutelini: Pelidnotina) muito bonita. A única imagem que combina bem com ele, encontrei na Wiki com duas identificações, P. burmeisteri e P. cyanitarsis; as duas constam no CTFB, a primeira com duas subespécies. Em Belgian Biodiversity Platform, há imagens de P. cyanitarsis que não se parecem muito com ele, enquanto Pinterest (sabe-se lá a origem) tem uma de P. burmeisteri que se parece com as imagens do BBP; pude encontrar também o que parece ser a mesma imagem invertida no Flickr. Já a imagem de P. cyanitarsis de Bravo & Calor (2016) é bem semelhante, ele apenas tem as tíbias da mesma cor da cabeça tórax e élitros, ao invés de vermelhas. Isto é tudo o que eu consegui, Pelidnota deve ser seguro.

Atualização Nov./2.020 - Víctor: Olá, César, tudo bem?

Voltei aqui nesse post pois havia publicado as imagens desse indivíduo no INat e uma pessoa veio com a identificação e com alguns esclarecimentos sobre as espécies mais semelhantes. Acredito que vá gostar de dar uma olhada, segue o link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário