sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Lagartas Aidídeas no Rio de Janeiro

Boa tarde!
Encontrei estes "bichos" em folhas de caqui nesta semana. Sou de Nova Friburgo. O que é isso?
Alexandre
Alexandre Jacintho Teixeira.
Alexandre, ao ver as miniaturas das fotos me pareciam galhas mas, ao ampliar, me parecem lagartas da família Limacodidae, mas uma espécie que nunca vi antes. Ao pesquisar por qual Limacodidae poderiam ocorrer em Diospyros spp. no Brasil, eu encontrei registros de Surida incisa. Não encontrando nada sobre esta espécie, procurei por sinonímias e encontrei que é sinônimo de Semyra incisa, não se parece com as larvas desta espécie, nem com outras deste gênero que eu conheça ou encontre. Mais que isso nesta família, encontrei apenas esta imagem identificada como Limacodidae que, apesar de verde, é muito semelhante morfologicamente.

Seguindo em frente, encontrei Epstein (1996) que dá uma luz sobre sua verdadeira identidade. O autor mostra na pág. 2, uma imagem de Aidos amanda (Aididae) semelhante, mas os "espinhos" aparecem em grupinhos de cinco ou seis. Já na pág. 46, mostra uma imagem identificada como Aidos sp., que parece combinar com estas, apesar das fotos serem em preto e branco, ela pode ser verde como no último link do parágrafo anterior.

No Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil, nós temos em Aididae apenas A. amada, que talvez possamos descartar (mas podemos ter espécies do gênero que não constam no catálogo), mais três espécies de Xenarchus, das quais não encontro imagens nem de adultos, nem de larvas. Minha melhor identificação fica em larvas da família Aididae, aparentadas de Limacodidae (estou colocando neste marcador) na superfamília Zygaenoidea, não encontrei informações sobre serem urticantes. Se você pudesse obter os adultos destas lagartas, seria excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário